sales@azopio.com
+33 1 87 66 62 63

Regras de aplicação das diferentes taxas de IVA

as diferentes taxas de IVA

Resumo

Experimente Azopio!

Junte-se a milhares de VSEs e PMEs que já utilizam o Azopio todos os dias!

Existem 4 taxas de IVA na França continental:

  • A taxa normal de 20%: aplica-se às transacções de bens e serviços para as quais não foram previstas disposições especiais.
  • A taxa intermédia de 10%: aplica-se, nomeadamente, às transacções relativas a (lista não exaustiva) :
    • Produtos agrícolas não transformados
    • Trabalhos de transformação, beneficiação e manutenção de habitações
    • Serviços de assistência pessoal
    • Serviços de alojamento e transporte
    • Medicamentos não comparticipados pela segurança sociall
  • A taxa reduzida de 5,5%: aplica-se a produtos e serviços essenciais, tais como (lista não exaustiva):
    • Água, bebidas não alcoólicas, produtos alimentares
    • Equipamento para pessoas com deficiência
    • Melhorias energéticas em casas com mais de dois anos
    • Assinatura do fornecimento de energia (gás e eletricidade)
  • A taxa especial de 2,1%: aplica-se a certas publicações de imprensa e espectáculos, bem como a medicamentos reembolsáveis pela segurança social.

A taxa especial de 2,1%: aplica-se a certas publicações de imprensa e espectáculos, bem como a medicamentos reembolsáveis pela segurança social.

Sugestões: se for indicado um preço com IVA incluído, podem ser utilizados os seguintes coeficientes para obter preços sem IVA:

  • um coeficiente de 0,833 para uma transação sujeita à taxa normal de IVA de 20%,
  • um coeficiente de 0,909 para uma transação sujeita à taxa reduzida de IVA de 10%, e
  • coeficiente de 0,947 para uma operação sujeita à taxa reduzida de IVA de 5,50
  • coeficiente de 0,979 para uma operação sujeita à taxa específica de IVA de 2,1

Essayez Azopio !

Rejoignez des milliers de TPE-PME qui utilisent déja Azopio au quotidien !

Também pode gostar

Lista de verificação para a faturação eletrónica antes de 1 de setembro de 2026

Faltam 8 dias para 1 de setembro: a lista de verificação da faturação eletrónica

Faltam 8 dias. A1 de setembro de 2026, a reforma entra em vigor para todas as empresas sujeitas ao IVA.

Franqueado da Starbucks: gestão administrativa automatizada com o Azopio

Como um franchisado da Starbucks reduziu para metade o seu pessoal administrativo com a Azopio

No setor da restauração em regime de franquia, a gestão administrativa não é um assunto secundário. Entre as faturas dos

Gestão de faturas: da desorganização administrativa à organização com o Azopio

Faturação eletrónica: 5 coisas de que já não terá de se preocupar graças ao Azopio

A reforma da faturação eletrónica preocupa muitos gestores de microempresas e PME, o que é compreensível: novos formatos, novas obrigações,